A influência dos alimentos no humor

A influência dos alimentos no humor

Tem dias que não nos sentimos bem : /

Mal humor, irritação e indisposição são sintomas frequentes nesses períodos. E é natural fazermos uma relação mental de tudo o que está influenciando para esses sentimentos, mas raramente levamos em consideração que a carência alimentar pode estar contribuindo para estes quadros.

E então, você conhece a influência dos alimentos no humor?

Pode parecer exagero, mas realmente acontece. Os alimentos possuem a capacidade de interferir no humor de cada pessoa e isso é pouco divulgado pela mídia em geral.

A verdade é que a estética / aparência sempre estarão em destaque nas listas sobre aspectos que influenciam o humor, mas os alimentos também devem ser considerados, sobretudo por existirem estudos científicos que comprovam sua ação benéfica.

Se você é umas das pessoas que sofrem com estresse, irritação ou falta de paciência, já parou para pensar que isso pode perfeitamente ser  influência dos alimentos em seu humor?

Ansiedade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a ansiedade. Querer resolver logo um problema ou não ter paciência para aguardar a resposta de uma mensagem.

• Se você tem essa característica de ansiedade é bem possível que ataque certos alimentos imediatamente na tentativa de combatê-la, para muitas pessoas o chocolate aparece como primeira opção nesses momentos.

Usar de outros alimentos como as gorduras boas (castanha-do-pará, amendoim ou amêndoa, por exemplo) podem reduzir a ansiedade e dar mais tranquilidade, obviamente é um assunto muito particular que cada um deve tratar com seu profissional da área.

Agressividade

Um dos casos que mais chamam a atenção quando o assunto é a influência dos alimentos no humor é a relação próxima entre o consumo de gorduras trans e a irritação.

• Tecnicamente falando, o que acontece é que as gorduras trans afetam diretamente o metabolismo do ômega 3, fato esse que causa retardamento na produção de neurotransmissores.

Com esse atraso na sua produção, o corpo tende a ficar mais irritado e agressivo, refletindo-se diretamente no humor individual.

Mau humor

Você já viveu aquela situação de dar “bom dia” no trabalho e ser ignorada por algum colega?

A razão pode ser perfeitamente o mau humor, e a culpa pode perfeitamente estar na influência dos alimentos.

Com a rotina acelerada dos dias atuais, o café da manhã acaba sendo desprezado em troca de mais alguns minutos de sono, ou puramente por hábito (e é possível que você mesma faça isso).

• O reflexo no humor é direto quando o café da manhã não é realizado de maneira adequada.

Ao acordar depois de horas de jejum, há queda na taxa de glicose no sangue que pode ser converter imediatamente em ansiedade ou inquietação.

Por isso a importância de comer para repor o estoque de glicose e não permitir que a falta de alimentação cause qualquer influência no seu humor.

Como usar a influência dos alimentos no humor a seu favor

Já ouviu a expressão que diz que “você é o que você come”. A influência dos alimentos no humor justifica de maneira incrível esse conceito já que a alimentação poderá moldar todo seu comportamento.

Caso você se sinta com grandes oscilações no seu humor ou que seus comportamentos muitas vezes não são como você gostaria de ser, pense em consultar um nutricionista. Assim você pode ter mudanças significativas.

É realmente notável a influência que uma dieta adequada e com alimentos específicos podem ajudar a melhorar nesse sentido.

A influência dos alimentos no humor é comprovada e merece toda atenção para que você desenvolva melhor sua rotina, relacionamentos, dentre outros.

Ana Bárbara - Redação
Por: Ana Bárbara - Redação

Uma equipe preparada e focada na produção do melhor conteúdo para você. Esteja sempre com a gente!


Receba atualizações por e-mail

0 Comentários

Deixe um comentário